Notícias

Sarampo pode levar à cegueira

Os sintomas do sarampo começam a se manifestar de 10 a 14 dias após a pessoa ter contraído a doença e incluem coriza, dor de garganta, febre, tosse e manchas vermelhas, com risco elevado para crianças e idosos desenvolverem complicações que podem levar à forma mais grave do sarampo. Nos olhos, pode ocorrer desde uma conjuntivite branda até a cegueira nas formas mais graves.
Na infância, a criança com sarampo pode apresentar conjuntivite com olhos vermelhos, pálpebras inchadas, visão embaçada, lacrimejamento e fotofobia (incômodo com a claridade). Na maioria das vezes, a córnea fica levemente comprometida, porém há casos onde aparecem alterações que causam uma espécie de alergia às partículas do vírus, comprometendo sua transparência. Esses casos podem necessitar de transplante de córnea em razão das cicatrizes.

Grávidas também fazem parte desse grupo de risco, já que a doença pode afetar o feto, comprometendo a córnea e causando má formações oculares, com neurites e retinites, que também podem levar à cegueira.

O tratamento inicial, para criança e adulto, é realizado com compressas geladas, lubrificação ocular e limpeza local, evitando as contaminações. É imprescindível a consulta com o oftalmologista para que ele possa avaliar se há problemas mais graves para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

Unilaser – Hospital Dia
Av. Ana Costa, 222, cj 44
Unilaser – Pronto Oftalmo
Av. Francisco Glicério, 197 (em frente à Estação VLT Ana Costa)
 (13) 3235-6823
💻 www.unilaseroftalmo.com

 

Todos os direitos reservados - 2018 | Desenvolvido por Marcasite